empresa-sialog-adere-campanha-novembro-azul

Empresa Sialog Adere à campanha Novembro Azul

O movimento Novembro Azul visa conscientizar e prevenir o câncer de próstata

 

A empresa Sialog também aderiu à campanha Novembro Azul, movimento que fortalece ações de conscientização e prevenção do câncer de próstata. Segundo o Instituto Lado a Lado pela Vida, pioneiro na abordagem de questões relacionadas ao câncer de próstata no Brasil por meio da campanha “Um Toque, Um Drible”, o objetivo da campanha é “promover uma mudança de paradigmas em relação à ida do homem ao médico”.

 

Segundo dados do INCA – Instituto Nacional do Câncer, em 2016, estimam-se 61.200 casos novos de câncer de próstata no Brasil. Esses valores correspondem a um risco estimado de 61,82 casos novos a cada 100 mil homens. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de próstata é o mais incidente entre os homens em todas as regiões do país.

 

O que é câncer de próstata?

 

Segundo o Instituto Lado a Lado pela Vida, o câncer de próstata é o resultado de uma multiplicação desordenada das células da próstata, causando o endurecimento da glândula.

 

Fatores de risco

 

Embora os estudos ainda não tenham obtido resultados consistentes sobre os fatores de risco, há alguns pontos que devem ser analisados:

 

* Se o homem tiver dois ou mais parentes de primeiro grau portadores da doença e se esta for descoberta antes dos 60 anos de idade;

* Três ou mais parentes de primeiro grau são afetados;

* Dois parentes de primeiro grau forem diagnosticados antes dos 55 anos de idade;

* Quando acontecer em três gerações consecutivas (avô, pai e filho);

* Idade (incidência e mortalidade aumentam após os 50 anos);

* Alimentação pouco saudável e pobre em vitaminas (A, D e E) e minerais;

* Alto consumo de aminas heterocíclicas e hidrocarbonetos policíclicos aromáticos;

* Estilo de vida sedentário;

* Consumo excessivo de álcool e cigarros;

* Sobrepeso e obesidade;

* Há maior incidência de câncer em homens negros.

 

Prevenção

 

O câncer de próstata não pode ser prevenido, mas há 90% de chances de cura quando diagnosticado precocemente. Desta forma, realizar exames periodicamente é a melhor maneira de se prevenir contra a doença.

 

O exame deve ser realizado a partir dos 50 anos ou acima dos 45, quando o homem está em grupo de risco. O médico especialista faz o toque retal e o exame de sangue, para checar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico). Esse exame não pode ser substituído por nenhum outro.

 

Sabe-se também que outros hábitos e mudanças de estilo de vida podem aumentar sobrevida, como alimentação saudável, prática de atividades físicas diariamente e viver sem vícios.

 

Sintomas

 

Em sua fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. E, 95% dos casos, os sinais começam a parecer quando a doença está em fase avançada, dificultando a cura. Na presença de qualquer dos sintomas listas abaixo, procurar um médico:

 

* A sensação de que a bexiga não se esvaziou completamente e ainda persiste a vontade de urinar;

* Dificuldade de iniciar a passagem da urina;

* Dificuldade de interromper o ato de urinar;

* Urinar em gotas ou jatos sucessivos;

* Necessidade de fazer força para manter o jato de urina;

* Necessidade premente de urinar imediatamente;

* Sensação de dor na parte baixa das costas ou na pélvis (abaixo dos testículos);

* Problemas em conseguir ou manter a ereção;

* Sangue na urina ou no esperma (casos muito raros);

* Dor durante a passagem da urina;

* Dor quando ejacula;

* Dor nos testículos;

* Dor lombar, na bacia ou nos joelhos;

* Sangramento pela uretra.

 

Em caso de câncer de próstata avançado, podem surgir outros sintomas:

 

* Dor óssea

* Sintomas urinários

* Infecção generalizada

* Insuficiência renal.

 

Diagnóstico

 

O diagnóstico se dá após o exame de toque retal. Por meio dele, é possível saber se a próstata apresenta alguma alteração. Se caso positivo, o médico pode solicitar outros exames para confirmar o diagnóstico, como o PSA (Antígeno Prostático Específico), o ultrassom transretal e a biópsia da glândula, que consiste na retirada de fragmentos da próstata para análise. Apenas após esses processos o diagnóstico é feito.

 

Tratamento

 

O tratamento deve ser realizado de forma individualizada e única, de acordo com as necessidades do paciente, a idade, o estadiamento do tumor, o grau histológico, o tamanho da próstata, as comorbidades (existência de duas ou mais patologistas em um mesmo paciente), a expectativa de vida, os anseios do paciente e os recursos técnicos disponíveis.

 

No Novembro Azul, são abordadas as várias formas de tratamento, como vigilância ativa (procedimento é usado em diagnóstico precoce, acompanhando o desenvolvimento da doença e, em caso de crescimento lento, evita tratamentos desnecessários), cirurgia radical, radioterapia, terapia hormonal, terapia multimodal, bisfosfonatos, crioterapia, quimioterapia, ultrassom concentrado de alta intensidade, entre outros.

WhatsApp
Telegram
LinkedIn
Facebook
Aprenda a criar um plano de manutenção e para de perder dinheiro com sua frota
Gratuito

Você pode se interessar em ler:

Equipe SIALOG Adere à Campanha Outubro Rosa

A Sialog também aderiu à campanha Outubro Rosa, movimento que fortalece ações de conscientização e prevenção do câncer de mama e de colo do útero. [...]

Novembro da Frota: últimos dias de promoção para transportadores

Faltam poucos dias para o fim da promoção Novembro da Frota. Essa é a oportunidade de transportadores otimizarem os serviços fornecidos às empresas e economizarem [...]

Sialog comemora o Dia da Mulher

Neste Dia da Mulher, a Sialog homenageia suas funcionárias, sempre tão dedicadas em suas funções, buscando o melhor para a empresa [...]

E-book manutenção de frota

COMO MONTAR UM PLANO DE MANUTENÇÃO DE FROTA

REUNIMOS NESSE E-BOOK A ESTRATÉGIA UTILIZADA PELOS MAIORES GESTORES DE FROTA