Estamos no fim de 2016 e, ao pararmos para refletir sobre o momento mais difícil deste ano, com certeza muitos empresários responderão: a crise econômica. Para alguns, essa dificuldade é apenas imaginária e implantada; já para outros, ela é sentida na saúde financeira da empresa.
Independentemente de ideologias políticas ou teorias da conspiração, não podemos ficar parados e esperar que 2017 seja um ano “melhor”. O maior passo para vencer a crise é investir em tecnologias ou soluções que podem diminuir os custos da empresa, melhorar a comunicação interna e otimizar os serviços da empresa.
Já comentamos sobre como os softwares de controle de frota e TMS podem auxiliar na gestão da crise. Hoje, falaremos sobre o ERP da logística, que de certa forma reúne essas soluções e muitas outras, sempre personalizadas conforme necessidade do cliente.
O ERP da logística é diferenciado porque, como o próprio nome já sugere, é focado na área de logística e transportadoras. Ele possui módulos específicos de um ERP tradicional (administrativo, fiscal e operacional), com a diferença que também possui os benefícios de um TMS (faturamento, comercial, frete, carregamento, estoque, pagamentos, comissionamento, etc.). Desta forma, a empresa já economiza tempo e dinheiro com integrações entre softwares.
Um erro de comunicação entre setores pode trazer muito prejuízo à empresa. Por exemplo, com o ERP é possível notificar o setor financeiro sobre o comissionamento dos motoristas do setor operacional. Já o setor operacional pode notificar qualquer problema com carga, destino ou entrega para o responsável.
Ele integra todos os departamentos da empresa, facilitando a comunicação interna e a tomada de decisão, tornando-as menos custosas. Essa medida evita que cada setor possua sua própria solução, o que seria mais dinheiro gasto com implantações, integrações, licenças, suporte técnico, servidores, treinamento, entre outros.
Se juntarmos os custos desnecessários que podem ocorrer com pagamentos de contas erradas, baixas em estoques, remuneração inadequada, falha de comunicação, insatisfação do cliente ou do próprio funcionário, o custo do ERP da logística se torna mínimo diante dos benefícios.
Com uma equipe e setores bem estruturados, a chance de erros é menor. Isso, automaticamente, influencia no carregamento no produto, na viagem e até na entrega, gerando satisfação do cliente e sua fidelidade. Em tempos de crise, a última coisa que você quer é perder cliente, certo?
Além disso, você garante outros benefícios: menos contratos e custos com empresas de softwares; uma única empresa prestadora de serviços, facilitando na resolução de problemas; fácil aderência ao dia a dia da empresa; personalizável conforme necessidade da transportadora; união de dois sistemas que fazem a diferença nos negócios (ERP + TMS).
Há alguns critérios que devem ser analisados ao adquirir um software de gestão de frota, como rapidez, segurança e fácil integração [...]
A função do software logístico vai muito além de auxiliar no controle da frota, no administrativo ou na entrega. Ele auxilia a empresa a realizar uma gestão [...]
Existem diversos fatores que geram custo para qualquer empresa ou indústria, e um dos mais alarmantes é a logística, principalmente quando esta é realizada através [...]
REUNIMOS NESSE E-BOOK A ESTRATÉGIA UTILIZADA PELOS MAIORES GESTORES DE FROTA
Av. Dr. José Erineu Ortigosa, 360
Distrito Industrial – Barra Bonita – SP
CEP: 17340-000