manutencao-corretiva

Manutenção Corretiva é boa Para Frota?

Como o próprio nome diz, a manutenção corretiva é realizada para corrigir um problema já existente. Essa manutenção pode ser necessária em dois casos: quando surge um problema inesperado, como a quebra de algum componente ou parte do veículo, ou então quando detecta alguma falha que pode acarretar um problema ainda maior.

 

Há casos em que a manutenção corretiva pode até ser planejada, como quando se detecta uma falha, porém o veículo permanece funcionando.

 

O que é a manutenção corretiva?

 

Antes de tudo você tem que saber o que é manutenção corretiva. Esse é um processo de restauração que corrige uma avaria do veículo e retorna ele ao estado de funcionamento correto. Estão inclusos a resolução de problemas com peças específicas, pneus, desmontagem, ajustes, reparos, substituições de itens o realinhamento dos veículos da sua frota.

 

Existem basicamente 3 situações nas quais a manutenção corretiva se torna adequada:

 

* Quando o problema é detectado através de monitoramento;

* Quando uma inspeção de rotina descobre uma falha;

* Quando uma peça do equipamento apresenta problemas e falhas;

 

Como ela pode ser aplicada na gestão

 

A gestão de frotas faz uso de tecnologias e estratégias de gerenciamento para evitar manutenções corretivas, ou seja, ela busca evitar resolver problemas depois que eles já ocorreram.

 

Esse tipo de manutenção normalmente ocorre quando o controle sobre a manutenção preventiva falha e não há mais saída, portanto é preciso agir para garantir a disponibilidade da frota.

 

E outro ponto importante é que essa opção acaba gerando custos maiores para sua operação, uma vez que envolve a substituição de peças, mão de obra e deixe o veículo em disponível, e sem rodar prejudica a produtividade.

 

Exemplos de manutenção corretiva

 

A manutenção corretiva não se refere a consertar algo, mas sim ao retorno do estado natural de funcionamento. alguns exemplos de aplicação na sua frota de veículos podem incluir:

 

Correção de qualidade- como a troca de um sistema de ar-condicionado do veículo, para melhorar a potência e o bem-estar do motorista;

Reparos de emergência- vai envolver alguns reparos emergenciais realizados no veículo, como a troca de um pneu no meio da estrada;

Otimizar a atuação- a troca de suspensão de um veículo por outra que absorva melhor o impacto.

 

Tipos de manutenção corretiva

 

  • Manutenção corretiva planejada

Esse tipo de manutenção corretiva consiste em resolver o problema ou a falha que não está afetando diretamente o funcionamento pleno. Dessa forma, ela não pode ser realizada no momento em que a falha é encontrada. Dessa forma para você é possível planejar a intervenção para solucionar as falhas existentes antes que se tornem um problema maior.

 

  • Manutenção corretiva não planejada

Esta por sua vez ocorre devido a uma falha mecânica que o veículo tem por falta de manutenção preventiva ou devido à quebra de uma peça. Normalmente, precisa ser realizada imediatamente, tornando o reparo mais caro.

 

Vantagens

 

Quando comparada com a manutenção preventiva, a corretiva pode não ter muitos benefícios para a gestão. Entretanto, ela também possui suas vantagens.

 

Porém, quando falamos de equipamentos não críticos aqueles que, se vierem a apresentar falha, não irão deixar o veículo fora de funcionamento. Assim, se você possuir uma estratégia bem definida ela poderá proporcionar uma redução de custos com manutenção.

 

Desvantagens

 

Gestores de frota trabalham para que as manutenções corretivas não planejadas sejam evitadas, porque além de serem mais caras, quando não são adotados de forma estratégica elas podem acarretar:

 

* Alto gasto com peças, serviços e mão de obra;

* Inutilização de veículos;

* Redução de produtividade;

* Acidentes e danos ao meio ambiente.

 

O aconselhável é utilizar essa manutenção de forma estratégica e aliada à manutenção preventiva.

WhatsApp
Telegram
LinkedIn
Facebook
Aprenda a criar um plano de manutenção e para de perder dinheiro com sua frota
Gratuito

Você pode se interessar em ler:

Como escolher um software de gestão de frota

Há alguns critérios que devem ser analisados ao adquirir um software de gestão de frota, como rapidez, segurança e fácil integração [...]

Controle de Frota: Quanto Custa Cada Veículo?

Você sabia que a maior parte das empresas jogam for milhares de reais todos os meses? Infelizmente, isso é algo que acontece por não ter um controle de frota eficiente. [...]

Gestão de Frota Para Vencer o Desperdício

Existem diversos fatores que geram custo para qualquer empresa ou indústria, e um dos mais alarmantes é a logística, principalmente quando esta é realizada através [...]

E-book manutenção de frota

COMO MONTAR UM PLANO DE MANUTENÇÃO DE FROTA

REUNIMOS NESSE E-BOOK A ESTRATÉGIA UTILIZADA PELOS MAIORES GESTORES DE FROTA