Em boa parte das transportadoras, quando se adquire um pacote de módulos específicos para gerenciamento fiscal, de frotas e entregas (TMS), é necessário integrá-lo ao sistema ERP (Enterprise Resource Planning) já utilizado pela empresa. No entanto, se ela não possui essa solução, é necessário adquiri-la ou também optar por uma versão mais simples e econômica, que com o tempo pode não atender a demanda.
Diante dessa necessidade, a solução que surge no mercado é o ERP da logística, que abrange tanto os módulos de um ERP tradicional quanto os de um TMS, sendo assim uma especialista em logística e transportadoras. O principal benefício é não adquirir produtos de diversas empresas e economizar tempo e dinheiro em integrações entre sistemas.
Para entender porque essa nova solução é benéfica aos transportadores, listaremos as principais informações sobre ela.
Um Sistema de Gestão Empresarial (tradução livre), ou simplesmente ERP, gerencia toda a operação da empresa, incluindo área administrativa, fiscal e operacional. Ele integra todos os departamentos da empresa, facilitando a comunicação interna e a tomada de decisão, tornando-as menos custosas.
Se houvesse um software específico para cada setor da empresa, a dificuldade de comunicação seria inevitável, dificultando decisões que poderiam agilizar o processo. Por exemplo, o setor financeiro não receberia do setor de Recursos Humanos o valor para pagamento de funcionários, etc. Ou, ainda, o setor de marketing não teria acesso ao quadro de vendas para definir a necessidade de uma campanha.
Com a integração, a empresa possui menos fornecedores de software e diminui custos com licenças, suporte técnico, servidores, treinamento, entre outros.
Se apenas o ERP tradicional permite a diminuição de contratos, licenças e fornecedores de softwares, o ERP da Logística alcança a excelência ao se especializar em logística.
As transportadoras, em sua maioria, utilizam sistemas TMS para realizar o gerenciamento fiscal, de frotas e entregas, otimizando os processos. Esse módulo adicional precisa ser integrado ao sistema ERP, gerando mais uma prestação de serviço.
Com o ERP da Logística, esses dois serviços são integrados e personalizados conforme a necessidade da empresa. Até quem não possui um sistema pode adquiri-lo.
– Excelência na comunicação interna entre setores;
– Menos contratos e custos com empresas de softwares;
– Uma única empresa prestadora de serviços, facilitando na resolução de problemas;
– Fácil aderência ao dia a dia da empresa;
– Personalizável conforme necessidade da transportadora;
– União de dois sistemas que fazem a diferença nos negócios (ERP + TMS);
– Preço acessível e sem custos adicionais;
– Atende todas as demandas da empresa.
Caso você tenha interesse em fazer um orçamento para sua empresa ou receber uma demonstração sem compromisso, entre em contato conosco pelo chat do site, pelo e-mail comercial@sialog.com.br ou telefone (14) 3042-1852. Se preferir, deixe seu telefone que entramos em contato com você!
Você pode se interessar em ler:
O coordenador técnico de produtos da Sialog falou sobre os principais desafios da automação da logística e como a empresa trabalha com clientes [...]
Com o ERP da logística é possível realizar a melhor comunicação entre os setores da empresa, economizar com os processos e otimizar a prestação de serviço [...]
Com o gerenciamento de qualidade efetivo, é possível atender todas as necessidades do cliente e garantir sua satisfação e fidelização [...]
REUNIMOS NESSE E-BOOK A ESTRATÉGIA UTILIZADA PELOS MAIORES GESTORES DE FROTA