Há peças em nossos veículos que desconhecemos sua verdadeira utilidade. Por exemplo, a função da embreagem de caminhão vai muito além de auxiliar na mudança de marchas. Sua principal finalidade é controlar a força passada do motor para o câmbio e facilitar o engate das marchas.
Fora isso, você também sabe como preservar a embreagem, evitando seu desgaste excessivo e diminuição de vida útil? Listamos 10 dicas que vão te auxiliar a economizar com essa peça fundamental e, consequentemente, com toda a frota.
Uma prática comum quanto se está aguardando o farol abrir ou em uma rampa é segurar o veículo na embreagem. Essa prática prejudica o disco e leva ao desgaste excessivo das áreas de atrito da embreagem, platô e volante do motor.
Outra prática comum, principalmente nas estradas, é dirigir com o pé apoiado no pedal da embreagem. Essa prática afasta o platô do disco e causa o lixamento do disco, gerando desgaste e consequentemente o superaquecimento do sistema.
Liberar a embreagem bruscamente durante as trocas de marcha. Com essa atitude, os coxins de motor são forçados e danificados com o tempo. Com o tempo, as engrenagens da caixa de câmbio são prejudicadas e disco de embreagem também.
Procure trocar a marcha gradativamente quando se reduz ou aumenta a velocidade, presando a compatibilidade com os giros do motor. Assim, as peças trabalharão de forma suave.
Evite arrancar em alguma marcha que não seja a primeira e a utilizar a embreagem com rotações muito altas do motor, evitando atrito excessivo no conjunto.
Evite deixar motor funcionando em marcha lenta por longos períodos e descansar a mão no câmbio.
É preciso achar o “ponto” entre soltar a embreagem e acelerar o carro para iniciar o movimento. Com muita aceleração e pouca embreagem, ocorre a “queimada da embreagem“, onde o veículo não desenvolve e aumenta o consumo de combustível.
O calor causa muitos danos à embreagem e ele só produzido quando a embreagem está patinando. Alguns motivos para a embreagem patinar: falta de habilidade em utilizá-lo corretamente, segurar o carro por meio do moto, arrancar em segunda marcha, entre outros.
Além de acarretar multa e prejudicar outras partes do caminhão, como os pneus, trafegar com excesso de peso pode danificar a embreagem.
Identificar possíveis problemas que podem afetar no desempenho da embreagem também é uma forma de evitar prejuízos em curto e longo prazo.
Fontes utilizadas para esta matéria: MSN, Terra Economia, Vidro Jumbo, Auto Entusiastas Classic e Iveco Deva
Você pode se interessar em ler:
Além da redução de gastos com combustível, a economia de pneus influencia nas boas condições mecânicas do transporte e na diminuição de manutenção [...]
Escrevemos há alguns dias dicas de como diminuir o custo com pneus, e devido à grande aceitação de nossos clientes e a ajuda que o material proporcionou [...]
Existem diversos fatores que geram custo para qualquer empresa ou indústria, e um dos mais alarmantes é a logística, principalmente quando esta é realizada através [...]
REUNIMOS NESSE E-BOOK A ESTRATÉGIA UTILIZADA PELOS MAIORES GESTORES DE FROTA