Muitos empresários do ramo de transporte e logística, se não a maioria, buscam uma alternativa para otimizar o controle de frota e diminuir os gastos com combustível, manutenção, pneu, etc. O que eles muitas vezes não sabem é que pequenas ações e investimentos podem fazer toda a diferença no dia a dia da empresa.
Esse artigo tem como finalidade oferecer algumas dicas que podem ser seguidas pelas transportadoras e profissionais, além de oferecer uma solução para a gestão de frotas.
1 – Para evitar congestionamentos ou trajetos mais longos que o necessário, planeje a viagem e considere as variantes, como picos de trânsito, clima (chuva, garoa), condições do veículo, etc.
2 – Não sobrecarregue o veículo com mercadorias que excedam o peso indicado.
3 – Para evitar desgaste anormal do pneu, evite manobras arriscadas, patinagens, freadas, arrancadas bruscas, buracos ou obstáculos, e longas paradas em produtos poluentes.
4 – Abasteça em postos de confiança e evite derramamentos do combustível. Mais uma dica: abasteça sempre à noite, antes de dormir, evitando acúmulo de água no interior dos tanques.
5 – Calibre semanalmente os pneus do veículo, uma vez que eles influenciam 30% no desempenho do caminhão. Baixa pressão pode aumentar o consumo de combustível, diminuir vida útil do pneu e sobrecarregar o sistema de direção.
6 – Não ande na “banguela” (ponto-morto), o veículo fica na marcha lenta e gasta mais combustível, além de danificar a caixa de transmissão por falta de lubrificação.
7 – Além de respeitar os limites de velocidade e dirigir dentro da faixa verde do conta-giros, mantenha a distância de segurança para evitar desacelerações ou freadas desnecessárias.
8 – Explore ao máximo a faixa de torque do motor e mantenha o giro constante. Isso evita mudanças frequentes de marchas e acelerações desnecessárias.
9 – Alinhar os pneus preserva a estrutura do pneu, diminui a resistência à rodagem e aumenta a vida útil de componentes da suspensão.
10 – Balancear o carro favorece no desgaste homogêneo na banda de rodagem, aumentando a vida útil dos pneus, rolamentos e demais itens da suspensão.
No dia a dia do trabalho, ficar atento a todas essas dicas pode ser um pouco complicado. Nesse caso, a utilização de um software de alto rendimento, rápido e eficaz para a controle de frota faz-se necessário, afinal: o bom gerenciamento de frota otimiza o trabalho e diminui gastos excessivos.
O Sialog Frota gere desde gastos com pneus e combustíveis até peças de reposição, multas, almoxarifado e EPIs. Além disso, o software indica marcas, tipos e modelos adequados de peças para cada veículo, equipamentos para atender necessidades de acordo com o histórico de manutenção, consumos e gastos, entre outros.
Quer conhecer mais nosso produto? Entre em contato com nossa equipe pelo telefone (14) 3042-1852 ou pelo e-mail: comercial@sialog.com.br
Você pode se interessar em ler:
Usar o pedal de embreagem como apoio, patinar e arrancar em segunda são erros comuns que desgastam a embreagem de caminhão [...]
Em curto prazo, a economia com combustível, manutenção e pneus está entre os principais benefícios de se utilizar um sistema de gestão de frota [...]
Entre os principais benefícios da solução web estão: agilidade no processo, flexibilidade e baixo custo com infraestrutura [...]
REUNIMOS NESSE E-BOOK A ESTRATÉGIA UTILIZADA PELOS MAIORES GESTORES DE FROTA