Acidentes de trânsito são uma rotina na vida de um gestor de frotas, são uma dor de cabeça que trazem problemas legais, operacionais e financeiros.
Mas como calcular precisamente quanto cada ocorrência vai custar para a sua empresa? Para fazer as contas com mais objetividade e criar prevenções, esse artigo listará os custos de acidentes de trânsito mais relevantes.
*Quais são os principais gastos?
*Para entender os custos relacionados aos acidentes de trânsito, principalmente aqueles que não são muito lembrados no gerenciamento de frota, fica mais fácil separá-los em algumas categorias principais:
*Custos com materiais
O gasto principal gerado em um acidente é sem dúvidas o prejuízo material dependendo do impacto do acidente. Esse dano pode ser resumido ao veículo, mas em caso de fretes ou transporte de equipamentos da empresa, o cálculo passará a ser mais complexo.
Seja como manutenção própria, terceirizada ou contrato com o seguro, acidentes levam a um gasto extra com taxas de colaboração, guinchos ou até mesmo eventuais multas geradas no incidente.
Saber gerir bem os contratos e buscar soluções para prevenir e ter resposta mais eficiente são uma forma de diminuir os custos acidentais.
Ao contrário do que muitos imaginam, a responsabilidade do acidente é sempre do empregador, mesmo que seja causado pelo empregado. Em caso de necessitar de atendimento, internação ou tratamento a empresa é responsável pelas despesas médicas e por todo o acompanhamento que se seguir.
Por isso é muito importante realizar prevenções. Além da saúde do funcionário estar em risco os acidentes mais graves poderão gerar muito mais custos para o negócio, principalmente se forem recorrentes uma boa pessoa.
Quando o funcionário estiver afastado por razões médicas ou veículo estiver parado em concerto, o tempo ocioso será o maior custo gerado em casos de acidente de trânsito. Isso decorre de uma verdade no mundo corporativo que grande parte das vezes é ignorada pelos maus gestores: deixar de ganhar dinheiro pode ser tão ruim quanto gastar sem necessidade.
Com base em tudo isso que apresentamos, a melhor forma de evitar custos acidentais é a prevenção. Veículos mais seguros e trabalhadores mais capacitados aumentam a eficiência nos trajetos, o cumprimento dos prazos com folga e um controle muito mais efetivo sobre as multas que são recebidas.
Assim, você deve unir todas essas preocupações à uma boa gestão, focada na prevenção de acidentes, baseada em monitoramento, análises e ações centralizadas por meio de um software especializado para gestão.
Conheça mais sobre o Sialog Frota, nosso software especializado.
Você pode se interessar em ler:
A manutenção preventiva é uma forma de diminuir a chance de as peças de um veículo apresentar falhas ou se degradarem, evitando custos desnecessários [...]
Uma das dificuldades de quem faz a gestão de frota é a escolha do período correto para renovar ou substituir os veículos por modelos mais novos. [...]
Nós temos um artigo no qual falamos sobre como reduzir gastos de acidentes, mas hoje vamos explicar um pouco mais sobre o cálculo do prejuízo de um veículo danificado [...]
REUNIMOS NESSE E-BOOK A ESTRATÉGIA UTILIZADA PELOS MAIORES GESTORES DE FROTA