Iniciamos na última semana uma série de matérias sobre o projeto de software e seu diferencial no mercado competitivo, podendo até mesmo definir o sucesso ou o fracasso da implantação de um produto ou serviço.
O que influencia, e muito, no resultado positivo do projeto e da implantação do produto é como é feito seu gerenciamento. A empresa responsável pelo serviço deve ter uma equipe capacitada para realizar todos os processos do gerenciamento nas áreas de conhecimento.
Os processos de gerenciamento estão ligados aos resultados que produzem, ou seja, é necessário finalizar uma ação para seguir com o próximo passo. Qualquer falha na comunicação por entre esses processos pode resultar em atrasos.
Os 5 processos do gerenciamento de um projeto de software são:
* Início;
* Planejamento;
* Execução;
* Monitoramento e Controle;
* Encerramento.
É partir desses cinco grupos que serão realizados o gerenciamento por áreas de conhecimento, que são:
* Gerenciamento da Integração;
* Gerenciamento de Escopo;
* Gerenciamento de Custos;
* Gerenciamento de Qualidade;
* Gerenciamento das Aquisições;
* Gerenciamento de Recursos Humanos;
* Gerenciamento das Comunicações;
* Gerenciamento de Risco;
* Gerenciamento de Tempo;
* Gerenciamento das Partes Interessadas.
Conheça cada um deles, seguindo as definições do PMBOK.
Neste grupo de processos, é dada a autorização para iniciar o projeto ou alguma fase deste.
O desenvolvimento do plano do projeto envolve definir e refinar objetivos e selecionar quais são os melhores caminhos a percorrer para obter sucesso.
É hora de executar os planos do projeto, coordenar a equipe e recursos para executar o plano de projeto.
Neste processo ocorre o monitoramento e o controle de desempenho ou mudanças no projeto. Só assim é possível alcançar os objetivos previamente estipulados, adotando medidas corretivas se for necessário.
Após a realização efetiva e positiva de todos os processos, ocorre a aceitação formal do projeto com a verificação do escopo, finalizando-o.
Você pode se interessar em ler:
Há alguns critérios que devem ser analisados ao adquirir um software de gestão de frota, como rapidez, segurança e fácil integração [...]
A automação das informações por meio de um software de gestão de frota traz mais segurança, agilidade, economia e lucros à rotina do transportador [...]
A manutenção preventiva é uma forma de diminuir a chance de as peças de um veículo apresentar falhas ou se degradarem, evitando custos desnecessários [...]
REUNIMOS NESSE E-BOOK A ESTRATÉGIA UTILIZADA PELOS MAIORES GESTORES DE FROTA