Saber o momento exato de realizar a manutenção preventiva da frota pode prevenir acidentes, gastos desnecessários e prejuízos.
Você, que é dono de uma empresa que possui frota própria ou uma transportadora, já se perguntou o quanto costuma gastar com o conserto dos caminhões que quebram? E peças de reposição? E o prejuízo em ter um caminhão a menos na rota, consegue calcular?
Agora que você já respondeu mentalmente os questionamentos acima, vou finalizar com mais uma pergunta: e para evitar tudo isso, o que você tem feito?
Com certeza tem investido muito mais dinheiro em consertos de caminhões do que se estivesse realizando a manutenção preventiva da frota. Detectar as possíveis falhas ou defeitos do veículo e manter condições ideais de uso pode ajudá-lo a economizar e muito!
Ok, muitos empresários acabam pensando: “em time que está ganhando, não mexe”, ou “quem procura, acha”. Mas quando envolve dinheiro e segurança, toda cautela é válida. Por isso, nós da Sialog listaremos 5 bons motivos para que você coloque a manutenção preventiva de sua frota no topo de prioridades.
Antes de irmos aos benefícios, vale ressalvar aqui a diferença entre os tipos de manutenção:
Manutenção preventiva: é aquela que expliquei ali em cima, que visa prevenir falhas e defeitos que poderiam ser facilmente identificados após uma revisão no veículo.
Manutenção corretiva planejada: é realizada após detectar que o veículo não está trabalhando com seu desempenho habitual. É realizado o reparo ou toma-se a decisão de “deixar rodar até quebrar” (até a chegada de peças substitutas, etc.).
Manutenção corretiva não planejada: já a não planejada trabalha, geralmente, em caráter emergencial, pelo fato de a quebra/falha do veículo acontecer em momento inesperado.
Manutenção preditiva: ocorre quando se tem um problema ou sabe-se que terá, porém ainda não apresenta riscos à integridade do veículo.
Sabemos que peças danificadas da frota interferem diretamente no consumo de combustível e de pneus. Como já falamos em outro artigo, por exemplo, problemas com eixos, suspensão, rolamento e freios podem causar gasto irregular de pneus e diminuição de sua vida útil. Além, claro, do maior consumo de combustível por conta da resistência.
Com a manutenção preventiva, esses problemas são identificados e impedem que a empresa não arque com prejuízos extras, fora as peças trocadas.
Ao trocar uma peça que pode apresentar problema ou não está mais desempenhando sua função corretamente, evita-se que danifique outras peças novas, trazendo mais custos mecânicos.
A partir do momento que você tem total controle ao que está acontecendo com sua frota, a confiabilidade de seu serviço é ainda maior. Pois, você terá confiança que poderá fazer aquela entrega em 24 horas, sem que algum imprevisto impeça o caminhão da rota de seguir seu destino.
Apresentar um defeito repentinamente, até mesmo durante um percurso, pode colocar a vida do colaborador e de outras pessoas em risco. Isso não é algo que pode negligenciar.
Sem gastos desnecessários com combustível, pneus, peças e mão de obra, sem atrasos de serviços por conta de frota quebrada, sem funcionários parados sem poder trabalhar e com a confiança de um trabalho 100%, no final do mês, o resultado não pode ser outro: saldo positivo!
Uma forma eficaz de realizar o plano de manutenção preventiva de toda a frota, a fim de não permitir que nenhum veículo seja esquecido, é utilizar um sistema de gerenciamento de frota.
Por meio dele, é possível agendar as manutenções e gerenciar todos os itens mecânicos dos equipamentos, como correia dentada, amortecedor, lona de freio e etc, determinar a performance (h, km ou dia) de cada componente e suas garantias, além de avaliar a performance de cada motorista, veículo e mecânico de forma imediata.
É possível, ainda, obter histórico de despesas com o veículo, previsão de paradas e manutenções, analisar desempenho da oficina ou mecânico, prever custos de investimento, entre outros.
Há alguns critérios que devem ser analisados ao adquirir um software de gestão de frota, como rapidez, segurança e fácil integração [...]
Você sabia que a maior parte das empresas jogam for milhares de reais todos os meses? Infelizmente, isso é algo que acontece por não ter um controle de frota eficiente. [...]
Existem diversos fatores que geram custo para qualquer empresa ou indústria, e um dos mais alarmantes é a logística, principalmente quando esta é realizada através [...]
REUNIMOS NESSE E-BOOK A ESTRATÉGIA UTILIZADA PELOS MAIORES GESTORES DE FROTA